No momento em que você vai realizar a contratação do Rastreador veicular, bate aquela dúvida: Qual a diferença entre o rastreador veicular por satélite e por chip? Essa dúvida influencia diretamente na sua compra, pois os valores e as funcionalidades são distintas.

Para te ajudar a acabar com essa dúvida, confira a diferença entre os rastreadores por satélite e por chip.

Rastreador veicular por chip

Um chip GPS funciona exatamente como um dispositivo GPS comum. Ele recebe sinais de GPS de satélites e, usando conectividade sem fio, é capaz de transmitir os dados para um dispositivo de controle, como seu PC ou telefone celular. Um aplicativo de rastreamento GPS geralmente é instalado para visualizar a localização do chip.

Os chips GPS são usados ​​principalmente para proteger objetos valiosos. Através do rastreador veicular, ele acelera o tempo de recuperação e aumenta as chances de recuperar seus bens roubados. A localização de itens usando dispositivos GPS provou ser eficaz.

Rastreador veicular: os chips são instalados no próprio veículo utilizando um dispositivo, que fornecem dados de rastreamento e navegação a partir de sinais de um GPS comum, via satélite. Para que o acompanhamento seja realizado, é instalado um aplicativo de rastreamento GPS. Uma vez implantado, o chip localiza a posição exata do alvo usando coordenadas GPS. Sabe-se que as autoridades policiais estão usando isso para rastrear ladrões e outros suspeitos de crimes.

Rastreador veicular por Satélite

Dispositivos de rastreamento de carros funcionam principalmente via navegação por satélite GPS, embora em alguns casos uma rede de rádio frequência ou celular possa ser usada se a cobertura do GPS for ruim. A configuração real é realmente muito simples; cada veículo transmite um sinal para os satélites em órbita que transmitem essas informações de volta a um computador especificado. A informação do veículo é então exibida nos mapas, permitindo que você monitore a velocidade e o paradeiro exato.

Os dispositivos Rastreador veicular podem ser ativos ou passivos (embora geralmente seja usada uma combinação de ambos os métodos):

  • Um dispositivo Rastreador veicular passivo começa a retransmitir informações de viagem quando o veículo é ligado ou a porta é aberta. Dados de GPS, velocidade e rumo são gravados. Uma vez que o veículo é devolvido para uma base definida, essa informação é baixada.
  • Com um dispositivo Rastreador veicular ativo, as mesmas informações são transmitidas em tempo real, sem a necessidade de acoplamento. Assim, os veículos podem ser rastreados constantemente, mesmo quando os dispositivos de rastreamento estão desligados. Se uma conexão for ruim e os dados não puderem ser transmitidos, muitos dispositivos de rastreamento de carro serão revertidos para um sistema passivo, para concluir a transferência de dados quando a conexão for melhor.

Um sistema de rastreamento típico para veículos comerciais será composto pelos seguintes componentes:

  • Dispositivo Rastreador veicular GPS localizado no veículo (o transmissor). Isto é discretamente ajustado em cada carro ou van no sistema e transmite informações. Você pode optar por receber uma grande quantidade de relatórios de dados, como velocidade, consumo de combustível, pressão dos pneus, entre outros.
  • Servidor de rastreamento ou software. recebe a informação transmitida via satélite do veículo para aqueles que estão autorizados a visualizá-lo em seu computador. Todo o processo acontece quase instantaneamente.

A interface do usuário é o meio pelo qual as informações podem ser interagidas. Normalmente, isso assumirá a forma de mapas exibidos na tela do computador.