A consulta do IPVA se tornou muito simples, graças à internet. Agora, qualquer motorista pode consultar os valores da taxa e também imprimir uma via para ser paga. Agora você não precisa esperar chegar a carta em sua casa, basta acessar a cobrança de qualquer computador.

Para consultar o seu IPVA, e várias outras informações referentes a seu veículo ou carteira de habilitação, é preciso acessar o site oficial do governo, da Secretaria da Fazenda, checar os valores do seu IPVA e outras informações como DPVAT ou multas pendentes.

Ao acessar o site, você precisa ter em mãos o número do seu Renavam e a placa do seu veículo. Com essas informações você não só consegue realizar a consulta do IPVA, como também pode imprimir uma via da cobrança para pagar nos locais credenciados.

Atenção ao fazer a consulta do IPVA

Se você precisa consultar o seu IPVA, e quer fazer isso pela internet, escolha sites de confiança e lembre-se sempre que as únicas informações necessárias para  a consulta do IPVA são o número do Renavam e a placa do seu automóvel.

Em algumas cidades espalhadas pelo Brasil, tivemos notícias de cartas enviadas até as residências com um boleto de cobrança falso. Na ocasião, o fato causou muito transtorno aos motoristas. Por isso, cabe a você verificar se a correspondência recebida também é a oficial.

O que é o IPVA? Como posso pagar?

O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Todo início de ano é sinônimo de mais uma conta a pagar para os motoristas que sabem que em janeiro devem começar o IPVA. O valor pode ser dividido em até três parcelas, sendo que o pagamento à vista, em parcela única fornece desconto.

Juntamente com o IPVA, você também irá receber o valor referente ao DPVAT, que deve ser pago em parcela única, logo na primeira data de vencimento. Esse valor é destinado ao seguro que as vítimas de acidente com veículos automotores têm direito a receber.

Para que serve o IPVA?

O dinheiro adquirido pelo pagamento do IPVA é acumulado pelo governo no tesouro nacional, para ser investido na melhoria de obras e serviços como, por exemplo, a construção e revitalização das estradas. Quanto mais novo o seu carro, mais caro será o valor desse imposto.