Troca de óleo, quando fazer? Essa dúvida é muito comum entre motoristas inexperientes que acabam de comprar um veículo ou entendem pouco sobre carros.

Assim como a manutenção preventiva é importante, a troca de óleo do veículo também é fundamental para não prejudicar o motor e os outros componentes que precisam de óleo lubrificante para funcionar.

Por que trocar o óleo do motor?

Todos os carros têm muitos componentes e eles possuem peças que precisam de lubrificação para que possam funcionar corretamente evitando o desgaste.

No entanto, dentro do motor do veículo acontece uma rápida troca de calor e para evitar que ele desgaste as peças o óleo deve continuar na mesma característica tanto no calor ou no frio.

Por isso, é recomendado utilizar o óleo indicado no Manual do Proprietário e trocá-lo periodicamente. Usar um lubrificante errado prejudicará o funcionamento do motor e a falta dele poderá fundir o motor.

Por este motivo é importante que a troca do óleo seja realizada com frequência, seguindo as recomendações da montadora, assim você evitará problemas sérios.

Troca de óleo, quando fazer?

Para explicar a dúvida “Troca de óleo, quando fazer?” que é comum na maioria dos motoristas inexperientes, abaixo você verá algumas informações a respeito da troca de óleo.

troca de óleo

Óleo do motor  

É importante que o motorista sempre que for abastecer observe o nível de óleo do motor. Este procedimento deve ser realizado com o carro desligado e parado em um terreno plano para não atrapalhar a medição do óleo.

No entanto, a troca de óleo do motor é diferente para cada veículo. Sendo assim, é importante observar a recomendação no Manual do Proprietário. Mas se você não tem mais esse manual pode fazer a troca de óleo em condições de rodagem com o seu veículo.

Geralmente a troca é feita a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados, quando o carro fica muito tempo parado. No entanto, esse prazo poderá cair para 5 ou 7 mil quilômetros caso o seu veículo esteja submetido em alguma situação como transito, locais de irregulares e de alta temperatura.

Óleo da caixa do câmbio

De acordo com especialistas em mecânica o câmbio manual dos veículos não necessita de troca de óleo. No entanto, nos modelos que possuem transmissão automática recomenda-se realizar a troca de óleo a cada 40 ou 60 mil quilômetros rodados.

A troca depende do tipo de veículo e do fabricante, sendo assim o proprietário deve consultar as recomendações da montadora no manual. Além disso, o nível do óleo deve ser observando pelo menos a cada seis meses ou sempre que for fazer uma revisão. Você pode também levar seu carro a uma oficina auto center para cuidar desses detalhes.

Fluido de freio

Em relação ao fluido de freio os especialistas recomendam a troca a cada 40 mil quilômetros ou a cada dois anos.  Como ele acaba absorvendo água acaba sofrendo com oxidação.

Óleo da direção hidráulica

Geralmente as montadoras não classificam a troca de óleo da direção hidráulica como necessária. No entanto, se o seu nível esteja abaixo do normal é importante fazer a reposição do óleo lubrificante.

Conclusão

O óleo além de lubrificar ele é responsável por limpar as áreas internas do motor para garantir o bom desempenho. Por isso, é importante que o proprietário do veículo sempre faça a troca periódica desde lubrificante.

A troca deve ser feita em um oficia mecânica especializada e que tenha o óleo recomendado para o seu carro, utilizar outro óleo que não seja o indicado para o seu carro poderá prejudicar o seu desempenho.