Ter um carro é o sonho de muitos brasileiros, mas com as limitações financeiras, adquirir um veículo usado acaba sendo a melhor opção para ter acesso a esse bem de praticidade e segurança. Se você também está em busca do seu automóvel, não deixe de conferir nossas 10 dicas essenciais do que prestar atenção na hora de comprar um carro usado.

Confira!

  1. Verifique o motor

Um dos equipamentos de maior valor de um veículo é o motor, por isso, verifique o estado dessa peça nos carros que tiver interesse.

Faça um teste e veja se o automóvel libera uma fumaça cinza ou faz queima de óleo, pois esses danos curtam cerca de R$ 4 mil reais para serem reparados, te dando mais gastos e dores de cabeça futuramente.

  1. Como identificar colisões no carro usado?

Um dos maiores medos de quem vai adquirir um carro usado é não ser informado pelo vendedor se o veículo já sofreu uma colisão anteriormente.

Por isso, confira algumas dicas para não cair em uma furada:

Vidros

Uma forma de checar possíveis batidas é conferir os vidros durante a inspeção, pois todo veículo sai da fábrica com a inscrição do chassi em todos os vidros.

Portanto, caso você não encontre a numeração em um dos vidros, isso pode ser um indicativo de que o motorista pode ter passado por alguma colisão ou capotamento.

Pintura do capô

Outra dica para identificar colisões é verificar a pintura do capô, pois os veículos recuperados do sinistro ficam com uma pintura opaca ou com textura áspera, indicando que ele pode ter sofrido uma colisão frontal.

Para ter certeza, peça a um mecânico que abra o capô e identifique quais peças foram substituídas.

  1. E para saber se o carro passou por uma enchente?

Outro perigo é adquirir um carro que passou por uma enchente e teve seu interior afetado, pois a médio ou longo prazo algumas peças podem dar complicações.

Normalmente isso pode ser verificado apenas sentindo o odor do carro, já que em casos de enchentes mais recentes, é bastante perceptível um cheiro forte e característico no veículo.

Entretanto, para se garantir, tire o estepe do porta-malas e veja a situação da chave de roda e do macaco. Isso porque esses itens normalmente são esquecidos no carro alagado e o resultado são peças completamente enferrujadas.

  1. Levante o veículo

Para evitar complicações futuras com os pneus, leve o carro a um mecânico e peça para ele suspender o automóvel e checar a suspensão e se a longarina não passou por algum tipo de solda ou está com “gambiarras”.

Assim você se previne de comprar um carro instável durante a direção, que “come os pneus”.

Além disso, verifique se, por exemplo o veículo possui menos de 45 mil km rodados, mas os pneus estão muito desgastados, isso demonstra algum problema no alinhamento da suspensão.

Não só a suspensão mal feita, mas outros acessórios para automóveis também podem ser caracterizados como alteração no veículo, por isso, garanta que todas as modificações estão documentadas.

  1. Verifique a possibilidade de roubo

Caso você esteja comprando na concessionária, este procedimento não é necessário, pois elas já verificam se o automóvel é roubado.

Porém, se você estiver comprando diretamente com o proprietário confira os números do chassi nos vidros, o número da placa e veja se todas as informações dos documentos são as mesmas do veículo.

No site do Detran é possível fazer uma consulta rápida da placa do carro e descobrir se ela é verdadeira e até se ainda há multas a pagar.

  1. Como checar a mecânica do carro?

Para conhecer a mecânica do automóvel, é indicado ligar o carro com a marcha lenta durante o test drive, assim você consegue verificar os ruídos na cabine e terá mais facilidade para sentir se há forte vibração do volante e da alavanca de câmbio.

Seguindo essas dicas vai ser fácil escolher o melhor carro sem ter dores de cabeça no futuro!