DPVAT é mais uma das siglas presentes na vida dos motoristas, mas que muitos não sabem o que significa, tampouco para que ele serve. O DPVAT é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Esse seguro garante a vítimas de acidentes que recebam uma quantia para conseguir reestruturar sua vida.
1 – O que é o DPVAT?
O DPVAT é um seguro que beneficia as vítimas de acidente ocorridos em via terrestre com veículos automotores. Esse seguro foi criado ainda em 1974 como forma de garantir segurança financeira as vítimas de acidente de trânsito. Vale lembrar que esse benefício não busca investigar quem foi o culpado na ocasião do acidente.
Com o surgimento do DPVAT as vítimas de acidentes de trânsito passaram a ter uma forma de se estabelecer financeiramente depois do acidente, visto que em alguns casos não é possível voltar ao trabalho e costuma sempre haver dano aos veículos, sendo que os reparos costumam sair caro.
2 – Quem tem direito ao DPVAT?
O DPVAT é de direito de todas as vítimas envolvidas em um acidente com veículos automotores, sendo pedestres, motoristas, passageiros ou ciclistas. O seguro é oferecido nos casos de morte, invalidez e despesas médicas. As próprias vítimas podem solicitar o valor referente ao DPVT, sendo que em casos de morte, a missão fica para algum familiar.
3 – Até quando posso dar entrada no DPVAT?
O prazo para dar entrada no DPVAT é até três anos após o acidente ter ocorrido, para isso você precisa ter em mãos alguns documentos. Existem três tipos de indenização e cada uma delas oferece valores diferentes e precisa de documentos diferentes.
No caso de indenização para cobrir as despesas médicas decorrentes do acidente, é preciso um boletim de ocorrência, comprovante das despesas e comprovante do pagamento, para que depois você possa ser ressarcido.
Já nos casos de indenização por invalidez é preciso um boletim de ocorrência, bem como um laudo do Instituto Médico Legal que comprove o surgimento da patologia.
Para os casos de indenização por morte é necessário certidão de óbito, boletim de ocorrência e comprovante de parentesco.
4 – Quanto eu vou receber com o DPVAT?
O valor referente ao DPVAT varia de acordo com a indenização que você solicitar. As indenizações para auxílio do pagamento das despesas médicas, podem render para a vítima até R$ 2.700,00 enquanto nos casos de morte ou ainda de indenização por invalidez, o valor pode ser de até R$ 13.500,00.
5 – Para que serve o DPVAT?
O seguro DPVAT é uma forma de garantir estabilidade financeira as vítimas de acidentes no trânsito. Foi observado que após o acidente as pessoas sofriam por ter dificuldade em conseguir dinheiro para pagar os gastos médicos e reparos do veículo. Para isso, o seguro foi criado para ajudar essas pessoas.
A medida não busca investigar os culpados pelos acidentes, é um benefício para ajudar todos os que sofreram alguma ocorrência no trânsito e que precise de ajuda. Os valores acumulados pelo DPVAT também são distribuídos pelo governo para ajudar hospitais públicos e melhor o atendimento do SUS.
Agora que você já sabe o que é e como usar o seguro, veja também mais sobre a importância da Tabela FIPE e para que serve.