Em viagens para o exterior é sempre bastante conveniente ter um carro à disposição. Pensando nisso, é importante saber como fazer para alugar um veículo no exterior para poder ter um deslocamento fácil e tranquilo durante a viagem.

O que preciso para dirigir no exterior?

Em geral, um dos principais requisitos é uma carteira de motorista internacional e o passaporte. Essa carteira de motorista que permite dirigir no exterior é mais conhecida como Permissão Internacional para Dirigir e pode ser solicitada no DETRAN emissor da habilitação do viajante.  As exigências para dirigir em outro país serão as mesmas para alugar um carro, já que a locadora de veículos fará questão de se certificar que o locatário está apto a conduzir naquele país.

No Mercosul, é preciso ter uma Carta Verde, que permite que o motorista dirija sem restrições por Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela. É uma simples adição a carteira nacional de habilitação padrão. Já na Europa, é preciso ter em mãos o passaporte além da Permissão Internacional para Dirigir. Por fim, nos Estados Unidos há a simples exigência do passaporte do condutor do veículo. Quase todos os estados americanos permitem dirigir apenas com a carta de motorista padrão, sem a necessidade de uma permissão internacional.

O viajante que deseja dirigir em outro país também deve se atentar para o limite de idade. Em alguns países a idade mínima para dirigir é diferente que a do Brasil. Portanto, deve-se pesquisar antes de planejar dirigir no país de destino.

O que precisa para alugar um carro no exterior?

Em geral, a carteira nacional de habilitação brasileira, o passaporte, e um cartão de crédito internacional válido.

·         CNH

A carteira nacional de habilitação do viajante deve estar dentro da validade e ter sido emitida há pelo menos 2 anos. É possível achar empresas que aceitem alugar para carteiras mais novas, porém não é o caso da maioria das locadoras. Também é importante checar se a locadora de carro tem uma idade mínima para locação. A maioria delas tem uma idade mínima de 25 anos para o aluguel de veículos. Em alguns lugares, as locadoras aceitam alugar para menores de 25 anos, porém em geral é cobrada uma taxa para idade.

·         Passaporte

O passaporte em geral é o documento principal para dirigir em outro país. Portanto é fundamental que eles estejam dentro da validade e com uma foto recente.

·         Cartão de crédito internacional válido

Um cartão de crédito internacional e com limite suficiente para cobrir o calção do aluguel é requisito básico. A locadora de veículos geralmente exige que seja bloqueado um montante calção no cartão de crédito para servir como indenização em caso de perdas e danos do automóvel.

Quanto custa o aluguel de veículo no exterior?

É comum a oferta de serviços como seguros contra roubos e acidentes já incluso no preço do aluguel. Se não vier incluso, recomenda-se que o locatário faça ao menos um seguro básico contra acidentes e colisões.

Geralmente as locadoras tentam empurrar uns seguros mais caros, que não são necessários para o uso do carro por alguns dias, o motorista deve ser criterioso na escolha desses seguros e verificar sua necessidade real.

Há algumas modalidades promocionais de carros que podem baixar bastante o custo. Existe uma que se chama one-way rental, e é muito utilizada na Europa. O nome significa algo como aluguel de mão única, que é basicamente o motorista pegar o carro em uma cidade e ter que devolver em outra. As locadoras geralmente fazem isso para diminuir custos ao realocar seus veículos e os interessados em aluguel de carro no exterior podem tirar proveito disso.

O importante mesmo é o motorista estar com todos os documentos em dia e ter um cartão de crédito internacional. Em seguida, é só escolher a melhor locadora e verificar as condições de seguro e preço. Nos Estados Unidos, uma das maiores empresas de Aluguel, com preços competitivos, é a Thrifty. Complemente sua segurança também, com um Seguro Viagem Internacional, comprando no cotador multiseguroviagem.com.br. Depois é só aproveitar o carro e garantir um deslocamento mais confortável durante a viagem.